NOMEAÇÃO DO ARCEBISPO

PIUS, EPISCOPUS
SERVUS SERVORUM DEI


Ao querido filho Dom Vinícius Dias, até aqui Arcebispo-titular de Tuscamia e Núncio Apostólico para o Brasil, sediada na cidade de São Paulo, Brasil, paz, saúde e bênção apostólica.

Nosso Senhor Jesus Cristo, causa da nossa eterna salvação, enviou os discípulos para proclamar o Evangelho por toda a terra. Esta tarefa compete, em primeiro lugar, aos Bispos, que são os Sucessores dos Apóstolos, pastores perenes do aventurante Povo de Deus, portadores e distribuidores dos Sete Dons do Espírito Santo.

Dada a recente reabertura da Arquidiocese de Aparecida, viu esta sé apostólica a necessidade de nomear um novo pastor para tomar conta deste rebanho e para a administração da circunscrição eclesiástica particular presente nesta cidade. Em ti, caríssimo filho, notamos o vigor, a saúde e o empenho necessários para o desempenho de tal tarefa, por isso nós te nomeamos Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Aparecida.

Deverás cumprir seus juramentos e tomar posse na Catedral de Nossa Senhora Aparecida, frente ao Núncio Apostólico para o Brasil, bem como guardar e reafirmar a fé e cuidar com zelo de pai do povo que a ti confiamos.

E, finalmente, dileto filho, que estás assumindo este pesado ministério, confiamos-te, e toda a tua comunidade eclesial, à intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus, e de São José, seu castíssimo esposo, que o guarde no exercício da fé e da caridade.

Dado e passado em Roma, junto a São Pedro, ao vigésimo-quarto dia do mês de junho do ano da encarnação de dois mil e vinte, primeiro de nosso pontificado.

+ Pius, P.P. VIII